A tradicional inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro, no Vaticano, acontece esta sexta-feira, 10 de dezembro, às 17h00. O presépio é originário dos Andes, da aldeia de Chopcca, uma comunidade no departamento de Huancavelica, no Peru. O presépio conta com “mais de 30 peças”, elaboradas por “cinco artistas famosos de Huancavelica”, referem os serviços de comunicação do Vaticano.

A representação do nascimento de Cristo proveniente do Peru é uma forma de “comemorar os 200 anos de independência do país e reproduzir uma secção transversal da vida dos povos dos Andes”. As imagens do Menino Jesus, Maria, José, reis magos e pastores têm uma dimensão natural e foram elaboradas com materiais como cerâmica, madeira de maguey (agave) e fibra de vidro. As estátuas envergam trajes típicos de Chopcca.

A árvore de Natal é originária de Andalo, Itália, e conta com “cerca de 28 metros de altura”, estando colocada junto ao presépio peruano, na Praça de São Pedro. A decoração da árvore ficou ao encargo de uma delegação italiana, e vai contar com “iluminação LED de baixo consumo de energia”, adianta o portal ‘Vatican News’.