Foto: Helpo ONGD

A celebração do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, é motivo de grande alegria e felicidade para os mais pequenos, em diversos países do mundo. Em 2021, a efeméride é motivo de dupla festa no Infantário Provincial de Nampula, em Moçambique, uma vez que este espaço celebra seis décadas de atividade.

“São muitas as crianças que passaram por este lugar, que comemora este ano 60 anos de existência. Crianças, na sua maioria órfãs, com histórias de vida trágicas e que encontram conforto, companheirismo e amor no infantário”, refere a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que acompanha a dinâmica deste espaço.

Para o organismo português, o Dia da Criança é uma ocasião para “mostrar ainda mais a estas crianças o quão especiais elas são”. A data fica marcada pela exibição de “diversos filmes de animação”, assim como pela dinamização de “vários jogos e danças com as crianças”, existindo ainda espaço para a “música, poesia e teatro”.

O Dia da Criança é também assinalado com a distribuição de “mochilas com material escolar, t-shirt e boné entregues às 24 crianças que vivem neste momento no infantário”, refere a Helpo. A data é ainda uma ocasião para a entrega de “diversos puzzles, jogos didáticos e brinquedos, assim como mantas para aquecer as noites de inverno que já chegaram a Nampula”. A ONGD destaca que “todo este material” foi “doado pelos portugueses” e tem “alegrado tantas crianças em Moçambique”.

De acordo com a Helpo, todas estas dinâmicas só se tornam uma realidade com o contributo de “vários os parceiros”. Entre eles o Instituto Camões de Nampula, o Arte Institute, a Fundação Galp e a associação cultural OLEPA. A organização portuguesa realça que o Infantário Provincial de Nampula “é um dos lugares que mais emociona” a sua equipa.