A Missão Dimix é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), desenvolvida por cidadãos portugueses com o objetivo de tornar melhor a vida das crianças de São Tomé Príncipe, com um especial enfoque nas questões ligadas à sustentabilidade e proteção do planeta. Para esse efeito, são levadas a cabo um conjunto diversificado de ações.

Na última semana, os envolvidos neste projeto procederam à lavagem do “plástico recolhido no mês passado em areais de São Tomé”. Esta é vista como uma “tarefa minuciosa, pois o plástico não pode ter vestígios de areia, nem outras sujidades para passar ao processo de transformação nas máquinas”, explicam os membros da organização, através das redes sociais.

Atualmente, a ONGD encontra-se também envolvida na criação de uma “parede de sensibilização à proteção” da vida marinha, a qual “poderá ser apreciada por todos os visitantes da Cacau”. “É muito importante chamar à atenção de todos para as consequências da poluição marinha, assim como mostrar soluções para a reutilização dos resíduos. Plásticos de uso único podem ser reutilizados e transformados em objetos utilitários e duradores”, alerta a organização.

A Escola Praia Rei é outro dos locais de atuação desta organização. “Realizámos uma atividade extracurricular com as raparigas da nona a oitava classes, com objetivo de alcançar a dignidade menstrual e partilha de alternativas amigas do ambiente. Na próxima visita continuaremos com as restantes classes”, destaca a ONDG, que esteve também envolvida na plantação de “27 árvores de fruto” neste espaço escolar.