Foto: EPA / Shahzaib Akber

O governo do Paquistão anunciou esta semana a criação de uma secção específica, dentro do Departamento para a Harmonia Inter-religiosa, dedicada exclusivamente aos problemas e desafios relacionados com as minorias religiosas no país. A medida já mereceu o aplauso dos líderes católicos.

“Agradecemos o compromisso renovado do governo pela proteção das minorias religiosas no Paquistão, especialmente pela proteção dos falsos acusados e das meninas menores de idade envolvidas em conversões e matrimónios forçados. A iniciativa certamente que fortalecerá a paz e a harmonia entre pessoas de diversas religiões e levará os membros de minorias religiosas a não viverem com medo”, reagiu o bispo de Hyderabad e presidente da Comissão Nacional Católica de Justiça e Paz, Samson Shukardin.

Citado pela agência Fides, Hafiz Tahir Mehmood Ashrafi, assessor especial do governo para a Harmonia Religiosa, explicou que a intenção do executivo é formar conselhos de harmonia inter-religiosa “em todo o país”, com a participação de “representantes de todas as escolas de pensamento islâmico para deter e controlar o uso indevido das leis sobre a blasfémia”.

“O compromisso do Conselho para a Harmonia Inter-religiosa do Paquistão, a favor da proteção das minorias religiosas, é muito positivo e uma mensagem de esperança para nós neste novo ano. Incentivamos todos os nossos líderes religiosos e políticos cristãos a difundir a mensagem e o apelo lançado por Hafiz Ashrafi, para que os cidadãos não muçulmanos possam obter ajuda quando sofrem abusos da sua dignidade ou direitos”, afirmou por sua vez o diretor do Centro de Paz de Lahore, padre James Channan.