Este ano, o mundo deverá ter 19,3 milhões de novos casos de cancro e cerca de 10 milhões de pessoas deverão morrer da doença. Segundo as estimativas da Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro (IARC, na sigla em inglês), uma em cada cinco pessoas desenvolve a doença em algum momento da vida e um em cada oito homens não consegue sobreviver.

O cancro da mama continua a ser o mais comum em todo o globo com 11,7 por cento dos casos totais, seguido do cancro do pulmão, com 11,4 por cento, do cancro de colorretal (10 por cento), da próstata (7,3 por cento), e de estômago, responsável por 5,6 por cento dos casos.

A maior causa de morte pela doença é o cancro do pulmão com 18 por cento dos óbitos, o cancro colorretal, com 9,4 por cento, seguido do fígado, com 8,3 por cento, estômago 7,7 por cento e da mama em mulheres 6,9 por cento.

Em 2021, a IARC irá juntar-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) para lançar uma iniciativa global contra o cancro da mama, para promover o diagnóstico precoce e tratamentos abrangentes para melhorar as perspetivas de sobrevivência.