Foto: 'cascais.pt'

‘Quatro corações’ é o nome de uma nova associação, criada em Cascais, com o propósito de fazer chegar bens alimentares aos cidadãos mais desfavorecidas. O novo organismo foi fundado por Hélder Martins e integra agora a já extensa ‘Rede social de Cascais’. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Cascais disponibilizou um técnico para distribuir as refeições congeladas adquiridas pela nova associação.

As refeições “são entregues em 12 instituições concelhias com capacidade de armazenamento e, posteriormente entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade económica”, explicam os serviços de comunicação municipais. A autarquia tem ainda como objetivo construir, até meados de setembro, uma “cozinha no espaço da ‘DNA Cascais’ onde as refeições passarão a ser confecionadas”. “Serão distribuídas 6.400 refeições individuais. Semanalmente 840 pessoas recebem uma refeição”, acrescenta o município.

A esta iniciativa solidária associou-se também uma rede de hipermercados, “ao ceder a viatura refrigerada onde são transportadas as refeições”. Entre as diversas figuras públicas embaixadoras, destaque para o artista Miguel Gameiro, que compôs o hino da associação. Numa altura em que muitos cidadãos se deparam com uma quebra ou ausência de rendimentos devido aos efeitos das medidas de contenção da Covid-19, Cascais vê a sua rede social reforçada, através de 14 iniciativas de ajuda alimentar que beneficiam 14.056 pessoas.