O ciclo de conferências ‘Espiritualidade, arte e poesia’ vai decorrer com o mote ‘O ser humano procura o que está ao longe’, através das plataformas digitais, como forma de contenção da atual pandemia. Em junho, as sessões deste ciclo acontecem dias 22, 25 e 29. Em julho, as conferências estão agendadas para os dias 2, 6 e 9, sempre a partir das 21h30.

A iniciativa será uma ocasião para escutar personalidades como António Carlos Cortez, poeta, Seabra Pereira, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pedro Sobrado, dramaturgo e presidente do Teatro Nacional São João, Mário Cláudio, escritor, Adelino Ascenso, sacerdote e pintor, assim como Luís Miguel Cintra, ator e encenador.

As comunicações destes profissionais pretendem colocar o público a refletir sobre assuntos como a ‘arte e espiritualidade na contemporaneidade’, assim como os pontos de convergência na arte, na poesia e na espiritualidade. Mas não é tudo. O ciclo de conferências será também uma oportunidade para motivar uma reflexão sobre a ‘espiritualidade e a arte na transformação do tempo e do espaço’, bem como sobre ‘o lugar da poesia e da pintura’.

A iniciativa é creditada como ação de formação para professores de grupos específicos de docência. Os professores deverão participar em, pelo menos, quatro das seis sessões para receberam a acreditação. A participação na iniciativa é limitada, e carece de inscrição obrigatória, que deve ser feita online. O ciclo de conferências é organizado pela Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga, em parceria com o Centro Regional de Braga da Universidade Católica.