Numa mensagem dedicada ao Dia da Mãe, celebrado este domingo, 3 de maio, os bispos que compõem a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) referem que a data é uma ocasião para “apoiar todas as mulheres que escolhem como caminho, oferecer ao mundo os seus filhos e dar-se pela família”. Os bispos portugueses defendem que as mães “são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem transmitir em todos os momentos, mesmo nos piores, a ternura, a beleza do perdão e a força da coragem”.

 

No entanto, a efeméride é também uma ocasião para lembrar as “mães que são vítimas de violência doméstica, e choram os seus filhos traumatizados”. “Mães que enfrentam as tempestades, e com energia e inesgotável criatividade que lhes vem dos horizontes alargados do amor, superam tormentos e constroem a partir das cinzas, com a sua persistência, a bonança nas vidas de seus filhos e da sua família”, descrevem os prelados. Os bispos deixam um apelo – “Que na nossa cidadania, saibamos assumir a exigência de mudanças de mentalidade e comportamentos face ao martírio de muitas mães não apoiadas nem compreendidas”.

 

Os prelados recorrem às palavras do Papa Francisco para lembrar o drama enfrentado por muitas mães – “A mãe, embora seja muito exaltada sob o ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco apoiada no dia-a-dia. Pouco considerada no seu papel central na sociedade” – lamentam. Num ano que está a ser marcado pela atual pandemia, os bispos portugueses deixam mais uma prece – “Aprendamos com as mães o valor da vida que delas recebemos e percebamos como é bela a cultura da defesa da vida”. Os bispos portugueses terminam a sua missiva agradecendo às mães e desejando-lhes um dia feliz.