O ano de 2026 tem, para nós, Missionários da Consolata, um sabor e um significado muito especiais, entre os quais desejamos destacar três. Em primeiro lugar, queremos RECORDAR que foi há 100 anos que partiu para a Casa de Deus Pai São José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata. Essa data marcante ocorreu a 16 de fevereiro de 1926, após uma vida dedicada a Deus e ao próximo, no seguimento da missão de Jesus Cristo.
Tal como Jesus, missionário entre nós, também Allamano se tornou missionário entre muitos povos e culturas, através da vida e missão dos seus filhos e filhas, apoiados por tantos amigos e colaboradores como vós. Neste contexto, ao longo de 2026 iremos recordar o que São José Allamano nos deixou como herança espiritual, de modo a renovarmos o nosso compromisso para com Deus, a humanidade e a missão.
Em segundo lugar, queremos RECORDAR os missionários portugueses da Consolata que se encontram a trabalhar além-fronteiras. Apesar da escassez de vocações no nosso país e em toda a Europa, queremos “visitá-los” através do seu testemunho, partilhando a sua missão com a nossa amizade e oração. Muitas vezes, nas visitas que faço a colaboradores e amigos da Consolata, perguntam-me por missionários que conhecem há vários anos e cujo paradeiro e atividade desconhecem. Esta será uma forma de criarmos mais comunhão convosco, pois sem vós a nossa missão não é possível.
Pretendemos também, nesta edição de janeiro, RECORDAR e dar a conhecer uma missão muito recente e especial dos Missionários da Consolata, confiada ao padre italiano Luca Bovio, que a 25 de março de 2025 foi nomeado diretor das Obras Missionárias Pontifícias na Ucrânia, um organismo criado recentemente num país marcado pela guerra.
Sonhamos com a possibilidade de, após o fim da guerra na Ucrânia, podermos contar com mais Missionários da Consolata naquela nação. Termino com um convite a rezarmos continuamente pela paz, tanto para a Ucrânia como para tantos outros países e situações onde este dom é urgente e indispensável, para que o sofrimento de tantos termine e a vida possa regressar ao normal.








