Mais de 150 mil peregrinos estiveram presentes no recinto de oração do Santuário de Fátima, na noite de domingo, 12 de outubro. As cerimónias contaram com a presença da primeira imagem peregrina de Nossa Senhora, acabada de chegar do Vaticano. A presidir às celebrações esteve Claudio Dalla Zuanna, arcebispo de Beira, Moçambique.
Na homilia da celebração da Palavra da peregrinação internacional aniversária de outubro, o arcebispo fez referência ao sofrimento em que tantos povos se vêem envolvidos, em diferentes pontos do mundo. “Esta noite em que nos vê reunidos em oração, Maria recorda-nos as trevas do ódio, da avidez e do sofrimento que envolvem muitos povos neste tempo em que o mundo parece ter perdido o rumo indicado por Jesus: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’”, apelou o arcebispo.
Segundo o Santuário de Fátima, participaram nas cerimónias de 12 de outubro 154 grupos de peregrinos, oriundos de países como Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Malta, Polónia, Suíça, Canadá, El Salvador, Estados Unidos, Haiti, México, Bolívia, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Iraque, Japão, Malásia, Vietname, África do Sul, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Moçambique, Senegal e Uganda.








