A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa foi distinguida com o Prémio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) 2022, o qual “se destina a distinguir pessoas singulares ou coletivas que se destaquem na defesa e na promoção dos fins, missão e visão” daquele organismo português, conforme explica a própria entidade, em comunicado.

A APAV explica que a comissão para o estudo dos abusos na Igreja “organiza-se de forma autónoma e independente da Igreja Católica e de quaisquer outros credos, religiões, raças, etnias, géneros e identidades”. Além disso, “apresenta-se e afirma-se isenta, independente e não influenciável, mantendo como propósito primeiro da sua ação o de dar voz ao silêncio de todas as vítimas deste tipo de crime”, destaca a APAV.

A associação portuguesa refere que o trabalho da comissão para o estudo dos abusos é um “apoio na desocultação de situações de violência, sua caracterização e estudo, e futura intenção de melhor auxiliar a atuação da Igreja Católica face a situações de violência sexual”, motivo pelo qual “mereceu a atenção da APAV e a intenção de lhe ser atribuído o Prémio APAV 2022”.