Os 100 anos do nascimento de São João Paulo II são celebrados esta segunda-feira, 18 de maio. O legado do Sumo Pontífice será lembrado no Santuário de Fátima, através de duas missas e dois rosários votivos, que serão transmitidos através meios de comunicação social e das plataformas digitais. As celebrações serão uma ocasião para recordar “a ligação deste Papa a Fátima”, referem os serviços de comunicação do templo mariano.

Esta segunda-feira fica também marcada no Santuário de Fátima pela reabertura de exposições e do museu, que se encontravam encerrados devido à atual pandemia. Os espaços museológicos reabrem, em conformidade com as medidas estabelecidas pelas autoridades, e cumprindo as normas de segurança para que se evite o contágio pela Covid-19.

Na Eucaristia que teve lugar no Santuário de Fátima na manhã do último domingo, 17 de maio, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no templo da Cova da Iria, apresentou aquela que deve ser a resposta ao amor divino. “Não é verdade que, neste tempo de confinamento, uma das maiores dificuldades é a de não podermos estar com aqueles que amamos? O amor procura a proximidade e o que Jesus Cristo manifesta com esta promessa de proximidade é o seu amor por nós. O que nos pede é que saibamos responder a este amor com amor”, disse o sacerdote.