«Não se sabe bem quem começou» a relação entre Fátima e o Vaticano, se Fátima ou o Vaticano
«Não se sabe bem quem começou» a relação entre Fátima e o Vaticano, se Fátima ou o VaticanoMas esta teve início a 1 de Novembro de 1926 com a primeira visita do núncio apostólico a Fátima, afirmou o reitor emérito doSantuário de Fátima. Monsenhor Luciano Guerra falava aos jornalistas durante um encontro de formação que antecede a vinda do Papa.
Desde então a hierarquia da Igreja foi dando sinais positivos em relação a Fátima, uns mais precisos e públicos que outros. a Fátima, goste-se ou não, não se podia ficar indiferente, afiançou Luciano Guerra. E os sucessivos Pontífices não ficaram.
através de documentos, rádio mensagens, a passagem de cardeais, enviados do Papa e a presença de três santos padres em Fátima demonstram a importância que a Igreja católica lhe atribui. Paulo VI esteve aqui em 1967, João Paulo II em 1982, 1991 e 2000. Bento XVI visita pela segunda vez o santuário mariano e, a primeira como Papa, depois de ter presidido à peregrinação de 13 de Outubro de 1996.
Os bispos de Roma procuraram corresponder ao desafio escrito pela irmã Lúcia, nas suas Memórias: a necessidade de consagrar o mundo e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, momento a que todos os bispos deviam unir-se. ao longo dos pontificados, Pio XII, Paulo VI, e João Paulo II quiseram satisfazer esse pedido, o que ficaria efectuado em 1984, com a renovação e consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, por João Paulo II, no Vaticano, perante a imagem de Nossa Senhora levada de Fátima até lá.