a vinda do Santo Padre não pode ser um acontecimento abrupto. Para a viver com «intensidade e profundidade», bispos portugueses lançam Nota pastoral
a vinda do Santo Padre não pode ser um acontecimento abrupto. Para a viver com «intensidade e profundidade», bispos portugueses lançam Nota pastoralO Papa vem reavivar a fé de todos nós e o rosto missionário da Igreja, afirma o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Manuel Morujão sublinhou que Bento XVI, de visita a Portugal de 11 a 14 de Maio, vem dinamizar a nossa esperança.
Na Nota pastoral apresentada aos jornalistas, é defendida a necessidade de preparar adequadamente esta visita que não é apenas a Lisboa, Fátima e Porto, mas a todo o Portugal, a todos os portugueses e também aos nossos irmãos imigrantes que trabalham e convivem connosco, salientam os bispos portugueses. Bento XVI vem para os católicos, mas vem para todos, garante Manuel Morujão.
Os bispos sugerem mesmo às dioceses, paróquias e movimentos que se promova a participação dos cristãos nos diferentes momentos desta visita pastoral, seja nas Eucaristias, seja nos encontros sectoriais. Para isso já foi equacionada a possibilidade de haver tolerância de ponto, nos dias em que o Papa estiver em Portugal , consoante o local onde se encontrar.
Contamos com a boa vontade (do governo) para que haja tolerância de ponto, acrescentou o sacerdote. Será um gesto bem vindo, disse ainda. O porta-voz da CEP referiu ainda que este tema já foi abordado durante as reuniões de preparação do visita, entre os diferentes responsáveis.