A exposição “Refúgio e caminho” é inaugurada este sábado, dia 29 de novembro, às 14h30, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. A mostra tem como propósito assinalar o “centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima em Pontevedra”, segundo os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria.
Da mostra fazem parte objetos do quotidiano conventual da irmã Lúcia dos Santos, a mais velha dos três pastorinhos de Fátima. Está exposto o “hábito de religiosa de Santa Doroteia, cartas, instrumentos de escrita, acessórios de lavores, peças devocionais que construiu pelas próprias mãos, entre outros artigos, alguns mais inesperados, como é o caso de uma castanhola”, indica o Santuário de Fátima. Estão ainda em exposição obras de arte de autores nacionais e estrangeiros, “de diferentes estéticas e linguagens”.
Depois da inauguração da exposição terá lugar, às 15h30, a sessão de abertura do novo ciclo pastoral do Santuário de Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI, onde irá intervir Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. Às 15h50 terá início o painel sobre o tema do ano – “Coração de Maria, caminho para ver a Deus”. Pelas 16h30 haverá um momento musical. O encerramento acontecerá pelas 16h45, com a intervenção de José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima. Cada um dos momentos desta tarde faz parte do programa de abertura do novo ciclo pastoral do Santuário de Fátima, que é agora dedicado às aparições vividas por Lúcia de Jesus, quando residia na Galiza.








