Imagem de Nossa Senhora na Capelinha das Aparições | Foto: Santuário de Fátima

A imagem de Nossa Senhora que é venerada na Capelinha das Aparições parte do Santuário de Fátima na manhã desta sexta-feira, 10 de outubro, algo que acontece “apenas em ocasiões excecionais e a pedido dos Papas”, referem os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria. Por esse motivo, a saída da escultura é “um momento de especial relevância e comoção”.

A imagem parte do santuário “em resposta a um pedido do Papa Francisco que foi reiterado pelo Papa Leão XIV”. O destino da imagem é o Vaticano. Esta “será a quarta vez que a escultura de Nossa Senhora vai a Roma”. A escultura será deslocada, de modo a estar presente no Jubileu da Espiritualidade Mariana, que decorre dias 11 e 12 de outubro.

“Serão dois os momentos em que o Papa Leão XIV estará junto à imagem da Virgem Maria: no sábado, dia 11, às 18h00, na vigília de oração, na Praça São Pedro, e na missa a que preside, no domingo, 12 de outubro, às 10h30, também na Praça de São Pedro. Ao longo do dia 11, os fiéis terão oportunidade de venerar e estar próximos da imagem de Nossa Senhora, na Igreja de Santa Maria in Traspontina. Nesse dia, o programa prevê, às 09h00, missa presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas; às 12h00, Rosário presidido pelo padre Giuseppe Midili; e às 17h00, procissão da Igreja de Santa Maria in Traspontina até à Praça de São Pedro.” A escultura deverá estar de regresso ao santuário na tarde do dia 12, de modo a que “possa estar no Santuário, à noite, a tempo do rosário e procissão das velas da peregrinação internacional de 12 e 13 de outubro”.