A peregrinação internacional aniversária de outubro a Fátima tem início este domingo, 12 de outubro, e prossegue até ao dia seguinte, 13. A presidir às celebrações vai estar Claudio Dalla Zuanna arcebispo da Beira, em Moçambique. Nesta ocasião, o prelado “estará pela primeira vez no Santuário de Fátima a presidir a uma peregrinação”, referem os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria.
Claudio Zuanna nasceu em Buenos Aires, na Argentina, “no seio de uma família de migrantes oriunda de Itália”. O seu desejo de ser sacerdote levou-o a ingressar na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). Partiu em missão para Moçambique em 1985. “Justiça, paz, desafios climáticos e o papel da Igreja em situações de crise são alguns dos temas sobre os quais Claudio Dalla Zuanna tem vindo a intervir, motivado pelas circunstâncias e acontecimentos vividos em Moçambique, um país muito fustigado por desastres naturais.”
O programa da peregrinação de outubro tem início pelas 17h30 deste domingo, 12, com a procissão Eucarística no recinto de oração. Às 21h30 terá lugar a celebração da noite, com a recitação do terço a procissão das velas. Para esta noite está ainda prevista a celebração da Palavra e a procissão do silêncio. A noite prossegue com uma vigília de oração, que inclui adoração Eucarística, veneração aos santos Francisco e Jacinta Marto, a via-sacra, celebração Mariana e Eucaristia. A partir das 09h00 do dia 13 tem lugar a recitação do terço e a Eucaristia. As cerimónias chegam ao fim com a tradicional procissão do adeus.
A peregrinação internacional aniversária de outubro é a última grande peregrinação do ano à Cova da Iria e, à semelhança de maio, é também marcada pela presença de um grande número de peregrinos, com muitos deles a deslocarem-se a pé até à Cova da Iria. Estima-se que a 13 de outubro de 1917 tenham estado na Cova da Iria “entre 50 mil a 70 mil pessoas”, recorda o Santuário de Fátima.








