O Jubileu da Educação decorre no Santuário de Fátima este domingo, 5 de outubro, data em que se assinala a Implantação da República em Portugal, mas também o Dia Internacional do Professor. É ainda nesta data que inicia a Semana Nacional da Educação Cristã, que se prolonga até ao domingo seguinte, dia 12.
Esta peregrinação jubilar reúne na Cova da Iria as pessoas ligadas ao setor da educação, nomeadamente alunos, pais, catequistas e toda a comunidade educativa. O programa jubilar tem início às 10h00, com a recitação do terço no Capelinha das Aparições. Às 11h00 tem início a Eucaristia, no recinto de oração do santuário. A presidir às celebrações vai estar António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
A dinamização do Jubileu da Educação – que tem como tema “Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça” – envolve o Santuário de Fátima, o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC). “Este jubileu tem como objetivo reunir todos os agentes e instituições educativas numa jornada festiva, enraizada na esperança e no encontro pessoal e comunitário com Deus, tal como sublinhado na mensagem do Papa Francisco, que definiu a escola como um lugar ‘acolhedor e sem portas’”, lê-se no comunicado conjunto da organização.








