A 10.ª Peregrinação da Bênção dos Capacetes decorre este fim de semana, e, este ano a iniciativa tem início às 14h30 deste sábado, 20 de setembro, no Centro Pastoral de Paulo VI, com um colóquio sobre o tema “A segurança rodoviária nos horizontes da fé”. Através deste colóquio, “pretende-se assinalar a importância de um esforço conjunto dos diversos setores da sociedade na promoção de atitudes e comportamentos que salvaguardem o bem e a segurança de cada utente da via”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Na noite deste sábado, prevê-se a participação dos motociclistas na recitação do terço e na procissão das velas, na Capelinha das Aparições. Com o alargamento do programa ao sábado, convidam-se assim os motociclistas a “vivenciar todo o fim de semana em Fátima”, e a “aprofundar a relação entre a fé cristã e a segurança rodoviária”. No dia seguinte, 21, tem lugar a Eucaristia, no recinto de oração. A presidir às celebrações está Rui Valério, patriarca de Lisboa.
O Santuário de Fátima adianta que nesta peregrinação os “motociclistas participam ativamente nas celebrações, nomeadamente no acolhimento de peregrinos, no transporte do andor, no apoio à distribuição da comunhão, na recitação do rosário e na proclamação das leituras”. A Bênção dos Capacetes é já “uma das maiores peregrinações” à Cova da Iria, que junta “milhares de motociclistas de norte a sul do país”. No ano passado, participaram nesta peregrinação “mais de 180 mil motociclistas”.








