O Santuário de Fátima prepara-se para acolher milhares de peregrinos para a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto, que integra a Peregrinação Nacional do Migrante e do Refugiado, organizada pela Obra Portuguesa Católica de Migrações.
A peregrinação inicia ao final da tarde desta terça-feira, 12, e prolonga-se até ao dia seguinte, 13. Esta peregrinação é marcada, sobretudo, pela presença de grupos informais e familiares, entre os quais se encontram muitos migrantes. Ainda assim, entre os grupos de peregrinos inscritos para estas cerimónias, há fiéis da Polónia, Espanha, Itália e Vietname.
Outra das marcas desta peregrinação é a tradicional oferta de trigo por parte dos peregrinos. O artigo doado é depois usado pelo Santuário de Fátima para a confeção de hóstias. A presidir às cerimónias vai estar Joan-Enric Vives i Sicília, arcebispo emérito de Urgel, Espanha, que participará pela segunda vez numa grande peregrinação na Cova da Iria.
Este ano, durante a tarde do dia 13 de agosto vão ser assinalados os 70 anos da fundação do Museu do Santuário de Fátima. “Nesse contexto, decorrerá uma visita guiada à exposição temporária e será exibido um pequeno documentário”, informa o gabinete de comunicação do santuário. Durante a noite do dia 13, e conforme também é habitual nesta data, será recordada a queda do Muro de Berlim, junto ao monumento que se encontra na entrada sul do recinto de oração.








