Embora seja uma palavra que nem sempre nos é agradável, a obediência tem um significado importante no contexto bíblico. O Antigo Testamento está cheio de referências à obediência a Deus e à sua Lei; no Novo Testamento, ela está profundamente associada a um verbo que define os que seguem e testemunham Cristo: servir! Claro que para que haja obediência e serviço, é necessário que a humildade esteja enraizada no coração e na vontade da pessoa.
Dizia São José Allamano: “A obediência é a esperteza dos santos, é a varinha de condão que transforma tudo em ouro; é a estrada que leva ao céu. Quem obedece acerta sempre; quem desobedece, erra sempre”. É precisamente um coração humilde e obediente que é capaz de se colocar ao serviço de Deus, a quem entrega a sua própria vontade.
Maria, Mãe de Jesus, é um dos principais exemplos do que significa ser obediente: após ter acolhido a vontade de Deus, foi apressadamente ao encontro da prima Isabel, para transformar o seu “Sim” em serviço. Daí que, na única oração que Jesus ensinou, Ele coloca a obediência à vontade do Pai como caminho para a santidade – “Assim na terra como no céu” – ou seja, tal como no céu estão os que fizeram a vontade de Deus, ela também deve ser feita na terra.
Para que tal aconteça, é necessário termos a humildade suficiente para adequarmos a nossa vontade à de Deus Pai, que é apenas uma: que sejamos seus filhos e filhas, sendo irmãos e irmãs uns dos outros. Daí Allamano afirmar que os Missionários e Missionárias da Consolata são uma família, e não apenas uma congregação religiosa. Cabe a cada um de nós interrogar-se sobre o modo como obedece à lei do amor, pondo em prática os valores do evangelho, que promovem a vida no seu todo.
Tal como a sociedade civil tem regras que exigem obediência para o bem de todos, a dimensão espiritual também tem regras, chamadas “mandamentos” ou “preceitos”, que se resumem a “amar a Deus e ao próximo como Jesus nos amou”. Amar o próximo como Jesus nos amou é mais profundo do que amá-lo como a nós mesmos, pois o nosso amor é sempre limitado, enquanto que o de Jesus é incondicional.
A obediência não significa curvar-se diante de alguém, mas elevar o outro através do serviço, da empatia, da consolação e do sacrifício por amor. Significa também colocar-se ao serviço de Deus, para que através de nós, Ele possa tocar e transformar o coração de muitos à nossa volta.








