Quatro personalidades ligadas ao voluntariado – Catarina Furtado, Isabel Jonet, Flávio Soares e José Traquina – vão refletir sobre o estado atual do voluntariado em Portugal e procurar dar resposta à pergunta “Haverá lugar para a esperança?”, numa sessão que conta com cerca de 300 pessoas inscritas, e que terá lugar este sábado 31 de maio, a partir das 15h00, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
Catarina Furtado é Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, Flávio Soares é o presidente da Associação Effectus, que acompanha pessoas com deficiência, cuidadores e famílias, Isabel Jonet é presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, e José Traquina é bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
A conferência em torno do voluntariado insere-se no programa do encontro “Jubileu dos voluntários” que tem início pelas 10h30 deste sábado na Igreja Paroquial de Fátima, com um momento no qual se fará memória dos três pastorinhos. Segue-se um percurso a pé até ao Santuário de Fátima, durante o qual será recitado o terço. À chegada à Capelinha das Aparições será celebrada uma Missa, presidida por Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
A iniciativa reúne voluntários de todo o país e o Santuário de Fátima explica que este encontro decorre “em sintonia com o Ano Santo de 2025”, e que desta forma se “pretende assinalar a importância do voluntariado e da sua contribuição para o fortalecimento das comunidades e promoção do bem comum”. O programa do dia encerrará com um momento musical, a cargo da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.