Milhares de peregrinos dos cinco continentes encheram o recinto do Santuário de Fátima na manhã desta terça-feira, 13 de maio, no âmbito da peregrinação internacional aniversária de maio. A presidir às celebrações esteve Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre, no Brasil. Na homilia da Eucaristia desta manhã, o cardeal brasileiro lembrou os medos que afligem a sociedade.
“Vivemos numa sociedade marcada pelo medo. Medo de guerras, medo de migrantes, medo de não conseguir levar a termo a vida assumida, medo de cair doente, medo de morrer, medo uns dos outros”, apontou o cardeal, que fez também referência aos “tempos delicados, tensos, difíceis” que o mundo enfrenta atualmente. “Tempos em que alguns só pensam em si. Tempos de autoritarismos de várias matizes. Tempos em que a Casa Comum clama por cuidado. Tempo carente de abertura para o outro e para a solidariedade. Tempo carente de esperança.”
Inscreveram-se nos serviços do Santuário de 173 grupos de peregrinos para o dia 13 de maio, provenientes dos cinco continentes. Estes 173 grupos contam com um total de “7.728” peregrinos, segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. Esta peregrinação contou com fiéis de países como o Gana, Ruanda, Trindade e Tobago, Venezuela, China, Coreia do Sul, Vietname, Arménia, Reino Unido e Austrália.