Recinto de oração do Santuário de Fátima na noite de 12 de maio | Foto: Santuário de Fátima

Cerca de 270 mil peregrinos estiveram no Santuário de Fátima na noite de 12 de maio. A presidir à celebração da Palavra esteve o cardeal Jaime Spengler. “Precisamos do ‘vinho’ da concórdia, do entendimento entre os povos, o ‘vinho’ do perdão, da paz, o ‘vinho’ do entendimento, o ‘vinho’ da proximidade, o ‘vinho’ da coragem de olharmos uns nos olhos dos outros e dizer: ‘Tu és meu irmão, tu és minha irmã’”, disse o também arcebispo de Porto Alegre, no Brasil, com referência ao primeiro milagre público de Jesus, nas Bodas de Caná.

A celebração da Palavra foi concelebrada por António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, e mais 18 bispos e 171 presbíteros. No início das celebrações, foi inaugurada e benzida uma nova cruz no presbitério da Capelinha das Aparições. A peça tem 2,60 metros de altura e localiza-se atrás do altar e à esquerda da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Em declarações aos jornalistas, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, disse que “há muito” que o santuário sentia a “necessidade de dotar o espaço da Capelinha de uma figuração da cruz com Cristo crucificado mais visível e expressiva, com um tratamento artístico mais consentâneo com a importância do local”.

Para o dia 12 de maio, inscreveram-se nos serviços do Santuário 173 grupos de peregrinos, oriundos dos cinco continentes. A animação musical das celebrações está a ser assegurada pelo Coro e Solistas do Santuário de Fátima, e pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, acompanhados pelo quinteto de metais ‘FiveWays’, e pelo organista Sílvio Vicente, sob direção do maestro Ricardo Luís Campos. Na noite de 12 de maio foi estreado o cântico ‘Salve, Senhora da Esperança’, criado pelo compositor Fernando Lapa, a pedido do Santuário de Fátima.