Barrete de São Francisco Marto é uma das relíquias em exposição no museu dos Missionários da Consolata

O Dia Internacional dos Museus é assinalado no próximo domingo, 18 de maio. A propósito desta data, a FÁTIMA MISSIONÁRIA dá a conhecer vários espaços museológicos em Fátima. Um desses espaços é o ‘Museu do Santuário de Fátima’, onde estão patentes objetos oferecidos a Nossa Senhora de Fátima por Papas e anónimos. Em Aljustrel, local onde nasceram os três pastorinhos, é possível visitar as suas casas, assim como a ‘Casa-Museu de Aljustrel’, que recria o ambiente rural daquela época.

No ‘Museu vida de Cristo’ o percurso de Jesus é contado em 33 cenas com 210 figuras, e no ‘Museu de cera’ há para contemplar 32 cenas com 120 figuras. No museu ‘O milagre de Fátima’ há um percurso virtual interativo sobre a mensagem divulgada pelos pastorinhos, e na ‘Casa das candeias’ é apresentada a mensagem de Fátima através da vida dos videntes. No ‘Espaço padre Formigão’ apresenta-se a história do padre Manuel Nunes Formigão, que acompanhou de perto os relatos dos pastorinhos.

Na Cova da Iria, é ainda possível conhecer Consolata Museu – o único em Fátima que integra a lista de museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus. Neste museu dos Missionários da Consolata encontra-se uma coleção de presépios, crucifixos, relíquias dos pastorinhos, e objetos etnográficos da Amazónia, Quénia, Zaire, Angola, Guiné, Moçambique e Extremo Oriente.