Documentário 'Angelo' vai estar em exibição no ‘cineFé’ | Imagem: Fundação AIS

A sessão de antevisão do ‘cineFé’, um Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã previsto para 2026, vai acontecer este sábado, 17 de maio, no auditório dos Missionários da Consolata, em Fátima, às 16h00. Esta sessão será uma ocasião para dar a conhecer este projeto, e prevê a exibição da curta-metragem ‘New Tomorow’, realizada por alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, e do documentário ‘Angelo’, uma produção dedicada à missão de um padre franciscano na Albânia, que contou com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

As obras a exibir no ‘cineFé’ têm uma temática religiosa cristã, mas os membros da ‘Ensaio imperdível’, a associação de artes cinematográficas promotora deste evento, explicam, em comunicado, que a iniciativa é destinada ao público em geral, até porque “pretende acabar com o preconceito de que filmes de temática cristã só são destinados a pessoas religiosas”. A iniciativa pretende ser também uma ocasião para “fomentar a produção audiovisual de temática religiosa cristã” e ser “um veículo de intercâmbio cultural e de diálogo usando a linguagem cinematográfica e audiovisual”.

Através da sua página no Instagram, os organizadores do ‘cineFé’ destacam que a curta-metragem ‘New Tomorow’ é “uma reflexão sobre esperança, identidade e transformação”, e adiantam que após a sua exibição, “os realizadores Nickolas Russo e Rafael Auxtero estarão presentes para uma conversa exclusiva sobre os bastidores e a criação deste projeto provocador”. Em relação ao documentário ‘Angelo’, os promotores do ‘cineFé’ afirmam que este conta as histórias daqueles cuja “fé sobreviveu na clandestinidade”.