A 12ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso inicia em Fátima esta quinta-feira, 6 de março, com a presença de 130 vendedores, 122 compradores internacionais, e representantes de 48 países, que vão realizar “mais de 4.500 reuniões de contactos de negócio”, lê-se num comunicado da organização.
Entre os participantes estão empresários do sector do alojamento, restauração, transporte e animação turística. O encontro tem como propósito “contribuir para a dinamização do sector empresarial do turismo religioso, bem como para a promoção internacional de Fátima e de Portugal enquanto destino privilegiado de turismo religioso”. A iniciativa será uma ocasião para apresentação de “destinos, eventos, produtos e serviços, promovendo potenciais parcerias e colaborações”.
Em Fátima, o evento terá lugar no Centro Pastoral de Paulo VI, onde além de reuniões e conferências tem lugar uma exposição que acolhe 41 empresas/instituições. O evento está desenhado para pôr os participantes em “contacto direto com a oferta turística” e para reforçar o “conhecimento sobre as potencialidades do turismo religioso em Portugal”.
Entre o programa a realizar na cidade de Fátima nesta quinta-feira, destaque para uma conferência inter-religiosa, que vai contar com as intervenções de Abdullah Seedat, imã da Comunidade Islâmica de Palmela, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Isaac Assor, ex-vice-presidente da Comunidade Judaica de Lisboa, Paulo Borges, ex-presidente da União Budista Portuguesa, Sandra Reis, presidente da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, e Shiv Kumar Singh, presidente da Associação Casa da Índia. Além da cidade de Fátima, o evento terá também lugar na Guarda, no dia 9 de março.