Esta será a quarta vez que a imagem venerada na Capelinha das Aparições sai do Santuário de Fátima para ir para Roma | Foto: DR

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima vai ser transportada para Roma, em Itália, para estar presente no Jubileu da Espiritualidade Mariana, que vai realizar-se nos próximos dias 11 e 12 de outubro. A deslocação desta imagem surge na sequência de um pedido feito pelo Papa Francisco, há alguns meses, através do Dicastério para a Evangelização.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o Dicastério para a Evangelização indica que a imagem original de Nossa Senhora de Fátima estará presente na missa presidida pelo Papa, dia 12 de outubro, às 10h30, na Praça de São Pedro. No próprio dia 12, a imagem regressará a Fátima para estar presente nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro. Citado no comunicado, Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, descreve esta imagem como “um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o mundo”.

Por sua vez, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, destaca a singularidade desta deslocação – “Esta imagem sai do Santuário da Cova da Iria de uma forma completamente excecional e apenas a pedido dos Papas”. Esta será a quarta vez que esta imagem sai do Santuário de Fátima para ir para Roma, e, neste contexto, Carlos Cabecinhas recorda as palavras dos pastorinhos – “Mais uma vez a ‘Senhora vestida de branco’ tornar-se-á peregrina da esperança e, em Roma, estará com o ‘bispo vestido de branco’, como os pastorinhos de Fátima carinhosamente chamavam ao Santo Padre”.

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima está habitualmente presente na Capelinha das Aparições, e foi criada em 1920, por José Ferreira Thedim, a partir das indicações fornecidas pela irmã Lúcia. A imagem foi coroada a 13 de maio de 1946, e daquela coroa faz parte a bala que atingiu João Paulo II, no dia 13 de maio de 1981, em Roma. As inscrições para o Jubileu da Espiritualidade Mariana decorrem até 10 de agosto. A entrada na Praça de São Pedro para a celebração eucarística será gratuita e sem necessidade de bilhete.