Capela de Nossa Senhora da Aflição, após os incêndios | Foto: DR

Da centenária Capela de Nossa Senhora da Aflição, localizada em Branzelo, Gondomar, restam apenas as paredes e as memórias, desde que em setembro as chamas a consumiram. Mas um protocolo inédito, recentemente assinado pelo Imamat Ismaili, a Paróquia de Melres e Medas, a Câmara Municipal de Gondomar e a família proprietária do terreno, vai permitir a reabilitação da ermida, que em setembro voltará a ser ponto de romaria.

Na sequência dos devastadores incêndios que assolaram aquela região no final do verão, o Príncipe Rahim Aga Khan – o imam que é líder espiritual da comunidade ismaelita – manifestou solidariedade ao Primeiro-Ministro Luís Montenegro, através de uma carta onde oferecia apoio para mitigar os impactos da tragédia. Em resposta, o Governo sugeriu que este apoio se materializasse na reabilitação da capela, situada às margens do rio Douro, numa propriedade privada que passou de geração em geração ao longo de 140 anos e que é de grande relevância histórica e cultural para a comunidade local. A proposta não podia ter sido melhor acolhida.

O protocolo de cooperação foi assinado na última terça-feira, 28 de janeiro, no Diwan, sede do Imamat Ismaili em Lisboa. O projeto será liderado pelo Aga Khan Trust for Culture (AKTC), em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, a paróquia local de Melres e Medas e a família proprietária do terreno.

Com sede formal em Lisboa desde junho de 2015, o Imamat Ismaili representa uma comunidade com uma enorme diversidade dentro do ramo shia do Islão. À luz da tradição muçulmana, um imam, seja shia ou suni, assume um compromisso para com a melhoria da qualidade de vida daqueles que professam a sua fé, mas também das comunidades em que estes se inserem.

A inauguração da capela reabilitada está planeada para o dia 7 de setembro de 2025, a tempo da procissão anual de Nossa Senhora da Aflição, um evento de grande significado religioso e cultural para a comunidade.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.