A exposição “Presépios no coração” é inaugurada este sábado, dia 14 de dezembro, às 16h00, no Consolata Museu, em Fátima. Este é o terceiro ano consecutivo em que o museu dos Missionários da Consolata apresenta ao público presépios criados por instituições de Fátima e de Ourém, envolvendo o pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, residências seniores, centros de dia, e estabelecimentos de apoio a pessoas com deficiência.
Simão Pedro, sacerdote Missionário da Consolata e diretor do Consolata Museu, demonstra a sua felicidade com esta iniciativa. “Iniciámos esta campanha há três anos, e não está a esmorecer, pelo contrário. Cada grupo faz um presépio, como se fosse o primeiro da sua vida. É lindo”. Esta iniciativa já contou com presépios elaborados com “madeira, rolhas de cortiça, chupetas, biberons, lâmpadas, cartão, cápsulas de café, tricô, bolas de ping pong e de esferovite”, recorda o padre Simão.
Através desta iniciativa, o missionário explica que se pretende “incentivar a criatividade e preservar a tradição católica de construir o presépio, que iniciou pelas mãos de São Francisco de Assis, há 800 anos”. O padre Simão destaca que esta iniciativa tem levado as pessoas a imaginar, a cada ano, a sagrada família, sempre de “maneira diferente”. “Sinto-me muito feliz porque com esta exposição, passei a conhecer melhor estas crianças, idosos e pessoas com deficiência. Conseguimos sempre entre 40 a 45 presépios. Todos os que fazem estes presépios, fazem-nos com alma e coração”.
A iniciativa é organizada pelo Consolata Museu e pela sua liga de amigos. A exposição poderá ser conhecida até 17 de janeiro, dia em que terá lugar uma cerimónia de entrega de diplomas aos participantes, às 16h00. O museu pode ser visitado de terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos das 15h00 às 17h00. Para agendar visitas guiadas para grupos superiores a dez pessoas, pode ser usado o número 249 539 470 ou o email museuartesacra@consolata.pt.