Aproxima-se a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio à Cova da Iria, que deverá reunir “milhares de fiéis”, e que vai contar com a participação de uma “centena de grupos”, segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, que adiantam que “a maior parte provém de Portugal, mas fizeram-se igualmente anunciar, junto dos serviços do santuário, peregrinos organizados provenientes de mais de 20 países, sobretudo dos continentes europeu, asiático e americano”. A presidir às celebrações vai estar Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, e será a primeira vez que este cardeal vai assumir o papel de presidente de uma grande peregrinação na Cova da Iria.

De acordo com o Santuário de Fátima, a “gestão da chegada de peregrinos a Fátima é feita pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Guarda Nacional Republicana”, que a partir deste sábado, 11 de maio, procedem a “um reforço efetivo de meios na Cova da Iria, nomeadamente para monitorização de trânsito e apoio ao peregrino”. Já no domingo e segunda-feira, dias 12 e 13 de maio, “haverá um reforço de meios no caminho dos pastorinhos, nos Valinhos, bem como em Aljustrel, junto às casas dos pastorinhos”.

Com o propósito de contribuir para o bom acolhimento de “milhares de peregrinos”, o Santuário de Fátima leva a cabo “uma intensa e detalhada operação logística”. “As tarefas são muitas e não seriam possíveis de executar sem os cerca de 200 voluntários, Servitas e Escuteiros que colaboram regularmente com o Santuário de Fátima. Ao longo dos dias 12 e 13 de maio, a sua atuação é preciosa num sem-número de ocasiões”, prestando “apoio em praticamente todos os domínios”, destaca o templo mariano.

O santuário reconhece que para aqueles que escolhem ir a pé, e que percorrem “centenas de quilómetros, durante dias a fio”, torna-se essencial “lavar e cuidar dos pés”. Por isso, o templo mariano da Cova da Iria presta este serviço de “forma gratuita, em colaboração com a Associação de Servitas de Nossa Senhora, nas traseiras da Capelinha das Aparições”. Este serviço é disponibilizado este sábado, 11 de maio, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30, no domingo, 12, das 09h00 às 13h00, das 14h00 às 19h30 e das 21h00 às 24h00, e na segunda-feira, 13, das 08h00 às 13h00, sendo que o “horário estará sujeito a alterações determinadas pela procura”.