Juan José Omella, arcebispo de Barcelona | Foto: Giorgio Onorati/EPA

A Peregrinação Internacional Aniversária de maio ao Santuário de Fátima realiza-se nos próximos dias 12 e 13. As celebrações vão ser presididas por Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, e será a primeira vez que este cardeal presidirá a uma Peregrinação Internacional Aniversária na Cova da Iria, destaca o gabinete de comunicação do santuário. O convite ao arcebispo de Barcelona foi endereçado por José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, que em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA destacou a importância da presença do cardeal espanhol.

“Fátima não é simplesmente Portugal. Tem uma dimensão internacional, e é bom que no santuário também se sinta essa internacionalidade, não só nos rostos das pessoas que chegam, mas também nas línguas que se escutam e na sensibilidade de quem dirige a palavra aos peregrinos. Temos relações muito cordeais, amigas e de colaboração com a Igreja espanhola, e isso tem um sentido muito grande, até porque um dos maiores grupos de peregrinos que vai à Cova da Iria é de Espanha.”

Só até meados de abril, já estavam inscritos nos serviços do santuário 90 grupos de peregrinos, oriundos de países como Vietname, Reino Unido, Porto Rico, Polónia, México, Maurícias, Itália, Irlanda, França, Filipinas, Estados Unidos da América, Espanha, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Congo, Coreia do Sul e Portugal. A peregrinação de maio recorda a primeira vez que os três pastorinhos viram Nossa Senhora.