O Dia dos Namorados é celebrado quarta-feira, 14 de fevereiro. A propósito desta data, a Comissão Episcopal do Laicado e Família, divulgou uma mensagem para esta ocasião, onde fala de Deus e do amor. “Deus amou-nos primeiro, ama-nos e continua a amar-nos sempre primeiro com amor-perfeito, isto é, amor preveniente, concomitante, fiel, consequente, permanente. Ama-nos a nós, que estamos aqui, e foi assim que nós começámos a amar. Se não tivéssemos sido amados primeiro, e não tivéssemos recebido o testemunho do amor, não teríamos começado a amar, e nem sequer estaríamos aqui.”

A Comissão Episcopal do Laicado e Família faz depois referência a uma falta de compromisso que considera existir na sociedade. “Atravessamos hoje uma cultura solipsista e narcisista, que traz consigo, como obsessão dominante, viver cada um no seu naco de tempo e para si mesmo, descurando quer as gerações precedentes quer as seguintes, verificando-se assim uma acentuada perda de sentido de integração numa sucessão de gerações, numa família, numa comunidade, numa Igreja, valorizando-se em vez disso cada vez mais o sacrossanto direito de cada um à sua própria realização pessoal, sem implicar compromissos. Na verdade, vendo bem, estamos rodeados de homens e mulheres que se recusam a tornar-se adultos, e, por isso, negligenciam a tarefa mais importante de um adulto, que é preparar a nova geração para poder assumir o seu lugar no mundo.”

Na mensagem para o Dia dos Namorados são ainda lembrados alguns dos atuais dramas que causam grande sofrimento entre uma parte significativa da população. “O mundo que atravessamos parece todo escuro, desencantado, sem Deus e sem profetas, sem amor, sem pais nem mães, filhos e irmãos, sem namorados. Só com armas e soldados”, refere a Comissão, sublinhando que “a maravilha reclama a poesia” e que Jesus Cristo é “o verdadeiro ícone do amor”. A mensagem termina com um apelo – “Sede felizes, jovens enamorados! Acolhei o amor de Deus, e, no meio de tantas guerras, empenhai-vos vós na guerra do amor!”