Paula Xavier é uma das artistas que está a tornar o Zambujal no primeiro bairro embaixador dos 17 ODS | Foto: DR

Além de artista, Paula é também professora, Leiga Missionária da Consolata (LMC) e uma das fundadoras da Ad Gentes, a associação promotora do projeto ‘Zambujal 360’, que pretende criar o primeiro bairro embaixador dos 17 ODS a nível mundial.

Como têm sido as suas interações no bairro?
A pergunta que todos me fazem é – “Quando é que começas a pintura sobre o ODS 8?” Este trabalho iniciou no momento em que fiz a primeira visita aos moradores do prédio onde farei a intervenção artística. Vivi momentos muito bonitos, em que nos demos a conhecer: as pessoas falaram dos seus altos e baixos, dos laços afetivos que mantêm com o seu país natal, da sua cultura e das suas experiências de trabalho. No fim de cada dia de visita ao bairro, descobria que tinham passado nove horas! Estive no bairro várias vezes para recolher material, com a ajuda dos Missionários e das Missionárias da Consolata. Desenhei gente acamada, a comunidade cristã na Eucaristia, o comércio local, as crianças nos espaços ao ar livre e ainda realizámos um workshop de cerâmica.

Que histórias deseja contar com a sua obra artística?
Pretendo fazer referência a um futuro que traga trabalho digno a muitos jovens do bairro. Apresentar uma figura maior, modelada em alto e baixo-relevo, que represente o trabalho de todos. Revelar um texto escrito por um residente como homenagem à sua mãe. Dar a conhecer datas e frases alusivas ao tema do trabalho digno e crescimento económico, e expor silhuetas sem rosto, que representem e homenageiem todos aqueles que estão a fazer história no bairro.

Como vê esta forma de fazer missão através da arte?
Aceitei o convite e o desafio para executar 64 metros quadrados em cerâmica, uma loucura aos olhos humanos! Penso que esta forma de fazer missão – fazer com as pessoas e para as pessoas – aliando a fé e a arte, é uma oportunidade de viver a nossa vocação laical. A arte e a fé não podem deixar as coisas como estão, e é assim que vejo o ‘Zambujal 360’, um projeto que trará vida em abundância para os que vivem no bairro e para os que o visitam.

Texto: Mário Linhares