Torre dos Clérigos | Foto: Irmandade da Torre dos Clérigos

“O caminho dos santos” é o nome de uma exposição de escultura em madeira de cedro nacional que é inaugurada esta terça-feira, dia 31 de outubro, às 18h30, na Igreja da Misericórdia de Santarém. As obras de arte em exposição são da autoria do escultor Paulo Neves.

A mostra já passou por locais como Santiago de Compostela, assim como por igrejas de Aveiro e pela Torre dos Clérigos, no Porto. As obras que compõem a exposição são uma homenagem aos milhares de caminheiros que, todos os anos, percorrem os diversos percursos dos caminhos de Santiago.

Através desta exposição, os responsáveis pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém explicam que pretendem dar continuidade ao seu “programa de apoio à arte contemporânea, tão essencial ao aprofundamento do espírito humano, num diálogo com o seu rico património histórico-artístico, como expressão dos valores fundamentais, das liberdades de pensamento, expressão e autodeterminação, numa abertura de portas, de uma Santa Casa onde cabem – como proclamou o Papa Francisco – ‘Todos! Todos! Todos!’”

Além de madeira de cedro, o escultor natural de Cucujães, município de Oliveira de Azeméis, trabalha também em pedra, bronze e ferro. A exposição “O caminho dos santos” pode ser conhecida na Igreja da Misericórdia de Santarém até 31 de janeiro do próximo ano. O mobiliário litúrgico da via-sacra da JMJ Lisboa foi produzido por Paulo Neves, assim como um presépio que integra o património do Santuário de Fátima