Maria Soares e Lúcia Santos fizeram cerca de 120 quilómetros a pé nos últimos dias

A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro inicia esta quinta-feira, dia 12. Maria Soares, de 60 anos, e a filha Lúcia Santos, de 37, aguardam no recinto de oração do Santuário de Fátima pelo início das celebrações, depois de terem partido a pé de Anadia, no distrito de Aveiro, pelas 22h00 da última segunda-feira, 9.

Mãe e filha fizeram cerca de 120 quilómetros a pé. Caminharam, sobretudo, à noite, numa tentativa de escapar às altas temperaturas que se têm feito sentir ao longo dos últimos dias. Sempre que possível, optaram por vias secundárias, de forma a confrontarem-se com um menor número de veículos. Para Maria, esta foi a sua quarta peregrinação a Fátima. Para Lúcia, esta foi a segunda.

Em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA, ambas disseram que caminharam pela sua “fé e devoção, mas também pelo gosto de andar a pé”. Durante o percurso, Maria e Lúcia encontraram-se com muitos outros peregrinos. Os encontros eram uma ocasião para se motivarem uns aos outros, e para oferecerem ajuda, em caso de necessidade. Ao longo do trajeto, mãe e filha depararam-se com dois pontos de apoio aos peregrinos a pé. Um em Pombal, erguido com recurso a tendas, e outro em funcionamento num edifício em Colmeias, no distrito de Leiria.

“Em Colmeias, fizemos refeições, dormimos, tomámos banho, tivemos acesso a massagem e a cuidados de enfermagem. Tudo isto, feito por pessoas voluntárias”, realçou Lúcia. “As refeições dadas no local são feitas com bens alimentares doados pelas pessoas da região. A preparação das refeições é feita por outro grupo de voluntários”, destacaram as peregrinas. Maria e Lúcia consideram comovente e enternecedor toda a ajuda voluntária de apoio aos peregrinos ao longo do trajeto. No recinto de oração, aguardam agora pela procissão das velas, um momento que dizem necessitar, antes de voltar às suas casas.