Dias depois de ser criado cardeal, Américo Aguiar vai presidir às celebrações dos dias 12 e 13 de outubro, em Fátima | Foto: JMJ

A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro ao Santuário de Fátima inicia esta quinta-feira, dia 12, e prolonga-se até ao dia seguinte, 13. A presidir às celebrações vai estar Américo Aguiar, recentemenre nomeado bispo de Setúbal, e criado cardeal a 30 de setembro. “Esta peregrinação, a última grande peregrinação do ano, será presidida pelo novo cardeal, Américo Aguiar. Este é um facto a assinalar porque no ano em que Portugal recebeu a JMJ, que teve o sucesso que todos sublinharam, será o presidente da Fundação JMJ a presidir a esta celebração”, destaca o Santuário de Fátima.

Fizeram-se anunciar nos serviços do templo mariano da Cova da Iria um total de 105 grupos de peregrinos, oriundos de 32 países, incluindo Portugal, Alemanha, Bélgica, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Polónia, Reino Unido, Vietname, Áustria, Canadá, Congo, Eslováquia, Haiti, Países Baixos, Irlanda, Perú, Ilha de Reunião, Senegal, Singapura e Suíça.

A peregrinação de outubro é também habitualmente marcada pela presença de peregrinos a pé, que já começaram a chegar à Cova da Iria. “Outubro, a par de maio, continua a ser data que os peregrinos celebram particularmente e, por isso, acreditamos que possa ser uma grande peregrinação, com grupos a pé e, sobretudo, estrangeiros”, refere o santuário, adiantando que “só no período da JMJ passaram por Fátima mais de 1,1 milhões de peregrinos, na sua esmagadora maioria jovens”.