Foto: Vatican Media

Américo Aguiar é criado cardeal este sábado, 30 de setembro, num consistório público, com início previsto para as 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimónia é presidida pelo Papa e contempla a entrega do anel e barrete cardinalícios, assim como o juramento dos novos cardeais.

Aos 49 anos de idade, o presidente da fundação responsável pela organização da JMJ Lisboa será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício. Enquanto cardeal eleitor, Américo Aguiar viverá, no futuro, a “experiência única” do Conclave, para a eleição de um novo Papa. “Se o Papa entendeu que eu devia fazer parte do Colégio Cardinalício, farei parte naquilo que são os problemas, as dificuldades, os projetos, os caminhos, as reflexões, a oração”, disse na Sala de Imprensa da Santa Sé, em declarações à comunicação social.

Américo Aguiar acompanhará “no terreno” a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que inicia já na próxima quarta-feira, 4 de outubro. A nomeação cardinalícia de Américo Aguiar foi anunciada no passado dia 9 de julho. Um período depois, a 21 de setembro, o Papa Francisco nomeou o então bispo auxiliar de Lisboa como novo bispo de Setúbal. Américo Aguiar é natural da diocese do Porto.