Foto: Santuário de Fátima

A nona peregrinação da comunidade surda ao Santuário de Fátima realiza-se este domingo, 1 de outubro. A jornada inicia com o “acolhimento, às 10h00, junto à Cruz Alta, de onde os peregrinos seguirão para a Capela da Ressurreição de Jesus, para participarem num momento catequético-formativo sobre a organização do ano litúrgico, a liturgia da Palavra de cada domingo e o lugar da homilia e o seu papel interpretativo e atualizante da Palavra de Deus”, explicam os serviços de comunicação do santuário.

“Às 12h15, no mesmo espaço, tomará lugar uma celebração penitencial. Depois do almoço, é celebrada a Missa da peregrinação, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), na Basílica da Santíssima Trindade. O dia termina com uma visita guiada à exposição ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’, no Convivium de Santo Agostinho”, adianta o templo mariano.

A presidir às cerimónias vai estar Ronaldo Araújo, capelão do Santuário de Fátima. A peregrinação é promovida pelo Santuário de Fátima, juntamente com o seu grupo de intérpretes de LGP. André Pereira, diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, afirma que esta peregrinação “concretiza a atenção à inclusão que vem sendo cuidada e progressivamente incrementada no santuário”. No convite dirigido à comunidade surda, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fala desta peregrinação como uma “oportunidade de encontro, de convívio e de oração”.