Foto: EPA / Juan Medina

O 109.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado é celebrado este domingo, 24 de setembro. A mensagem do Papa Francisco dedicada à data é intitulada “Livres de escolher se migrar ou ficar”. Nela, o Papa recorda a frase bíblica “Neste jubileu, cada um de vós recobrará a sua propriedade”, e explica-a.

“Para o povo de Israel, a celebração do jubileu representava um ato coletivo de justiça: todos podiam voltar ‘à situação originária, com o cancelamento de todas as dívidas, a restituição da terra e a possibilidade de gozar novamente da liberdade, própria dos membros do povo de Deus’”, explica Francisco.

“Ao aproximar-nos do Jubileu de 2025, é bom recordar este aspeto das celebrações jubilares. É necessário um esforço conjunto de cada país e da comunidade internacional para assegurar a todos o direito de não ter que emigrar, ou seja, a possibilidade de viver em paz e com dignidade na própria terra. Trata-se de um direito ainda não codificado, mas de importância fundamental, cuja garantia supõe a corresponsabilidade de todos os Estados já que se trata de um bem comum que ultrapassa as fronteiras nacionais”, demonstra o Papa.

“Como os recursos mundiais não são ilimitados, o desenvolvimento dos países economicamente mais pobres depende da capacidade de partilha que se conseguir gerar entre todos os países. Enquanto este direito não for garantido – e espera-nos um longo caminho –, serão ainda muitos os que terão de partir à procura de uma vida melhor”, lamenta o Santo Padre.

“Enquanto trabalhamos para que toda a migração possa ser fruto de uma escolha livre, somos chamados a ter o maior respeito pela dignidade de cada migrante; e isto significa acompanhar e gerir da melhor forma possível os seus fluxos, construindo pontes e não muros, alargando os canais para uma migração segura e regular. Onde quer que decidamos construir o nosso futuro – no país onde nascemos ou fora dele –, o importante é que lá haja sempre uma comunidade pronta a acolher, proteger, promover e integrar a todos, sem distinção nem deixar ninguém de fora”, alerta o Sumo Pontífice.

“O percurso sinodal, que empreendemos como Igreja, leva-nos a ver, nas pessoas mais vulneráveis – e entre elas contam-se muitos migrantes e refugiados –, companheiros de viagem especiais, que havemos de amar e cuidar como irmãos e irmãs. Só caminhando juntos, poderemos ir longe e alcançar a meta comum da nossa viagem”, refere o Papa Francisco.