Foto: Lusa/EPA

O Papa Francisco apelou a “ajuda concreta” para Marrocos, depois do país ter sido atingido por um sismo que provocou, até ao momento, mais de 2 mil mortes, milhares de feridos e desalojados. “Desejo manifestar a minha proximidade ao querido povo marroquino, atingido por um devastador terramoto. Rezo pelos feridos, pelos que perderam a vida, tantos, e pelos seus familiares”, disse o Santo Padre.

“Agradeço aos socorristas e aos que se esforçam para aliviar o sofrimento das populações. Que a ajuda concreta de todos possa sustentar as pessoas, neste momento trágico. Vamos estar ao lado do povo de Marrocos”, acrescentou Francisco, a partir da janela do apartamento pontifício, depois da recitação do ângelus, no domingo, 10.

Cristóbal López, cardeal e arcebispo de Rabat, manifestou a sua “compaixão por todas as vítimas” do sismo. “Apelamos à solidariedade, afetiva e efetiva, para quem se encontra em dificuldade neste momento. Através da Cáritas Diocesana enviaremos a ajuda que a generosidade de muitos vai conseguir por à disposição das necessidades mais urgentes”, refere, em comunicado.

A ‘Caritas Internationalis’ encontra-se a “fornecer ajuda e apoio imediato às pessoas afetadas por esta tragédia”. O sismo que abalou Marrocos foi registado na última sexta-feira, 8 de setembro, e atingiu uma magnitude de 7,0 na escala de Richter, segundo o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos.