Foto: Santuário da Peneda

A Romaria de Nossa Senhora da Peneda chega ao fim esta sexta-feira, 8 de setembro, depois de ter iniciado no passado dia 31 de agosto, no santuário mariano localizado na freguesia de Gavieira, no arciprestado de Arcos de Valdevez. Segundo os organizadores, esta romaria é a “mais típica do Alto Minho”.

Ao longo dos últimos dias, o programa da iniciativa contemplou celebrações diárias, procissões, confissões, um concerto com a cantora Ana Bacalhau, o Encontro de Gaitas de Foles, e a bênção das concertinas. João Lavrador, bispo na diocese de Viana do Castelo, preside à peregrinação e ao encerramento da romaria, a partir das 11h00 desta sexta-feira, 8, Dia Solene de Nossa Senhora da Peneda.

“A romaria de Nossa Senhora da Peneda segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprios, fazendo desta romaria a maior e a mais fascinante de todo o Alto-Minho”, destacam os organizadores.