O Papa Francisco foi recebido no Santuário de Fátima por milhares de peregrinos, na manhã deste sábado, 5 de agosto. O Santo Padre procurou ter um contacto próximo com todas as pessoas que se aproximavam, nomeadamente com bebés, crianças e pessoas com deficiência.

A saída da Capelinha das Aparições, foi, aliás, demorada, precisamente porque o Santo Padre esteve a cumprimentar, a abençoar e a entrar em contacto com as pessoas que se aproximavam. Após a recitação do terço, que envolveu pessoas com deficiência e reclusos, o Papa deixou uma mensagem aos peregrinos, enfatizando as três palavras que tem proferido nos últimos dias em Lisboa. “A Igreja não tem portas para que todos possam entrar. Aqui, também podemos insistir para que todos possam entrar, porque estamos na casa da Mãe, e uma Mãe tem sempre o coração aberto para todos os filhos… Todos! Todos! Todos! Sem exclusão.”

A partir do lema da jornada – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” –, o Papa lembrou que Maria nunca assumiu o papel principal, mas esteve sempre presente, “não se escondeu depois da ressurreição”. Francisco convidou os peregrinos a fazer um momento de silêncio e a questionarem-se sobre o que Maria lhes transmite – “Olhemos para Maria e que cada um pense o que lhes diz o coração de Mãe. O que está ela a indicar? Indica Jesus ou algo que não funciona bem no nosso coração?”. Depois de pedir aos fiéis para saudarem Nossa Senhora com palmas, rezou uma Avé-Maria, em língua portuguesa.