Um festival jovem e um concerto tiveram lugar na noite da última quinta-feira, 27 de julho, no pavilhão dos Missionários da Consolata, em Fátima. O espetáculo aconteceu no âmbito das pré-jornadas, a iniciativa que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e que teve como protagonistas os jovens ligados aos Missionários da Consolata em diversas partes do mundo.

A noite arrancou com festival jovem, onde os mais novos apresentaram temas originais, com letra e música da sua autoria. Também houve espaço para a recitação de poemas, sempre sob o lema da jornada – “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Atuaram os jovens da Colômbia, Brasil, Essuatíni, Argentina e Portugal.

A apresentação das músicas foi uma ocasião para jovens mostrarem trajes, danças, ritmos e tradições dos seus países, com os participantes colombianos a explicarem que o tema que criaram vai de encontro ao processo de reconciliação que querem para o seu país. Os jovens brasileiros fizeram questão de comunicar que entre eles, também a diversidade é grande, com elementos de diversos pontos do Brasil, como São Paulo, Manaus e Bahia.

Os participantes argentinos destacaram logo que o seu país é também o do Papa Francisco, do Messi e do Maradona, arrancando largos sorrisos entre a vasta audiência que os escutava, num espetáculo que foi aberto ao público. Depois do festival teve lugar um concerto com os Discípulos de Fátima, onde também intervieram os elementos do Pro-Voca, o grupo de jovens dos Missionários da Consolata em Fátima.

Texto: Juliana Batista

Fotos: Ana Paula Ribeiro