Foto: Santuário de Fátima

O ofertório da Missa da peregrinação aniversária de 13 de agosto fica habitualmente marcado pela doação de trigo pelos peregrinos. Em 2023, o gesto vai repetir-se pela 83.ª vez. A doação teve início a 13 de agosto de 1940, quando “um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima”.

A partir daquela data, os peregrinos, “já não só de Leiria mas também de outras dioceses do país, e até do estrangeiro, têm vindo a dar continuidade, ano após ano, a este ofertório”, contextualiza o Santuário de Fátima. Também na noite deste domingo, 13, após a procissão das velas, está previsto um momento de oração junto a um segmento do Muro de Berlim, derrubado em 1989, e que se encontra no Santuário de Fátima, com o propósito de “celebrar a paz”.

Parte do Muro de Berlim presente na Cova da Iria foi “oferecido por um emigrante português radicado na Alemanha”. O memorial conta com uma lápide com palavras proferidas por João Paulo II, na sua segunda deslocação a Fátima, em 1991 –“Obrigado, celeste pastora, por terdes guiado com carinho os povos para a liberdade”.