Foto: Santuário de Fátima

A 15ª edição da iniciativa “Vem para o meio – Férias para pais de pessoas com deficiência” está de volta ao Centro Francisco e Jacinta Marto, em Fátima. Este ano, a iniciativa decorre em três turnos: de 16 a 22 e de 25 a 31 agosto, e de 2 a 8 setembro. A ação é promovida pelo Santuário de Fátima com o apoio da Congregação Silenciosos Operários da Cruz e de um grupo de voluntários.

A proposta destina-se a “pessoas que não se encontram institucionalizadas”, e visa “proporcionar, a título gratuito”, a “pessoas com deficiência e aos seus pais, um tempo de descanso, às vezes o único no ano”, destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

“O programa prevê diversos momentos e atividades de convívio e de celebração, de lazer e culturais, como a visita ao Santuário de Fátima, aos Valinhos e à Praia das Rocas em Castanheira de Pera”, adianta o templo mariano. No ano passado, a iniciativa contou com a presença de “166 pessoas com deficiência”. A ação decorre desde 2006 com um grupo de cerca de 40 pessoas. “No total estima-se que já 800 pessoas tenham participado nesta iniciativa”, aponta o santuário.