A oitava edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima está a decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI, até à próxima sexta-feira, 7 de julho. Na sessão de abertura, que teve lugar na manhã de quarta-feira, dia 6, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, afirmou que a Cova da Iria se tornou no “maior centro de peregrinação a nível nacional”, sendo também “significativo a nível mundial atraindo peregrinos de todos os continentes”.

Marco Daniel Duarte, historiador e diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, destacou que a iniciativa conta com mais de 80 participantes provenientes de Portugal e Espanha, com formação nas mais diversas áreas científicas. O curso está a decorrer com o tema “A Peregrinação a Fátima”, e contou já com a intervenção de José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, assim como de Maria José Azevedo Santos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Maria Isabel Roque, da Universidade Católica Portuguesa.

Além das palestras, os participantes marcaram ainda presença na visita guiada à exposição “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, patente no Santuário de Fátima. Até ao final do curso, os formandos vão ainda participar em visitas guiadas à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, colunata, Capelinha das Aparições, lava-pés, Basílica da Santíssima Trindade, Capela do Santíssimo Sacramento e Capela da Reconciliação.