Foto: EPA/Lusa

O Papa Francisco teve alta hospitalar na manhã desta sexta-feira, 16 de junho, após ter sido operado a uma hérnia abdominal. À saída do Hospital Gemelli, onde esteve internado desde o passado dia 7 de junho, o Santo Padre agradeceu às muitas pessoas que o esperavam.

Sergio Alfieri, o cirurgião que fez a operação, disse que “a convalescença corre bem”, e adiantou que o “Papa poderá viajar”. “Agora vai ficar mais forte”, disse o profissional, em declarações à comunicação social. Durante o seu internamento, o Papa reuniu-se com toda a equipa responsável pela sua operação, com responsáveis do hospital universitário, e da Universidade Católica de Roma, e encontrou-se ainda com crianças internadas nos serviços de oncologia e neurocirurgia pediátrica.

De acordo com um comunicado da Santa Sé, aquelas crianças tinham manifestado o “afeto ao Papa nos últimos dias, por meio de inúmeras cartas, desenhos e mensagens de rápida recuperação”. O Papa Francisco “tocou a dor dessas crianças, que carregam o sofrimento da cruz nos seus ombros, todos os dias, juntamente com as suas mães e pais”, tendo-lhes oferecido um terço e um livro. Perante os profissionais de saúde, o Papa agradeceu “pelo seu profissionalismo e esforço em aliviar o sofrimento dos outros, para além dos medicamentos, com ternura e humanidade”.