Foto: Santuário de Fátima

A peregrinação internacional aniversária de junho ao Santuário de Fátima chegou ao fim esta terça-feira, 13 de junho. A presidir às celebrações esteve Nuno Almeida, bispo nomeado da diocese de Bragança-Miranda. Na homilia da missa, o prelado disse aos peregrinos que as “provas da vida” se enfrentam “em unidade, em comunhão”. “Sozinhos surge a angústia. Em conjunto, ajudamo-nos, encorajamo-nos uns aos outros, reencontra-se a confiança”, disse, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Na habitual palavra dirigida aos doentes, Sandra Bartolomeu, religiosa da congregação Servas de Nossa Senhora de Fátima, disse que a “doença pode bem ser esse lugar de deserto”. “No abismo sem fundo da sua misericórdia, a nossa fragilidade e miséria é abraçada e redimida; no seu amor todos os nossos pecados são perdoados e, paradoxalmente, as nossas insuficiências transformadas em potencialidade”, referiu.

A jornada chegou ao fim com as palavras de José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, no contexto da Jornada Mundial da Juventude. “Que a atitude de Maria nos ensine e nos ajude a acolher os jovens do mundo inteiro, que nos disponha a servir e faço um apelo: fazem falta ainda muitos voluntários”. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, “registaram-se 39 inscrições” de grupos de peregrinos de “13 países, entre eles, dos Estados Unidos da América, da Indonésia, do Vietname, das Filipinas, Polónia e Itália”.