Incêndios na Amazónia
Foto: EPA / NASA

Até ao final deste mês de junho estão a decorrer as inscrições para a quinta edição da iniciativa “Academia de verão”, promovida pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O encontro vai realizar-se entre os próximos dias 10 e 14 de julho, e destina-se a alunos do ensino secundário e profissional daquela região.

De acordo com os serviços de comunicação do IPG, a iniciativa vai estar “focada na tecnologia e na sustentabilidade”, e “serão explorados temas como as potencialidades de drones na prevenção de incêndios, a obtenção de biodiesel a partir de óleos usados e a utilização das energias renováveis”.

“No capítulo das energias renováveis os participantes na ‘Academia de verão’ vão aprender nos laboratórios do politécnico como funcionam os painéis fotovoltaicos e, também, a determinar o seu rendimento. O uso de drones na prevenção dos incêndios florestais, assim como a sua utilidade para identificar as zonas mais vulneráveis no território de montanha, será uma das principais atividades que irão ser realizadas no exterior.”

A coordenar a iniciativa está a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do IPG. Segundo Ana Margarida Fonseca, diretora da ESTG, “este ano, a academia dedica-se à sustentabilidade, à valorização do território e à boa gestão dos recursos”. “As atividades que estamos a preparar para este ano vão promover uma realidade mais sustentável, na qual a valorização do território, a prevenção de incêndios e a boa gestão dos recursos que usamos todos os dias é uma prioridade”, disse a responsável. As inscrições decorrem no website do Politécnico da Guarda.